Entre 1967 e 1981 o contribuinte de imposto de renda tinha opção de aplicação de parte do imposto devido (em média 10%) no fundo de investimento, batizado de 157. O fundo foi extinto em 1983 e muitos contribuintes acharam que haviam perdido o dinheiro e “esqueceram” do investimento.
Esse esquecimento ocorreu em aproximadamente 2,6 milhões de aplicações que somam em torno R$ 1,5 bilhão para resgate, informa a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) — órgão do governo que regula o mercado financeiro.
Para resgatar esse valor, a primeira providencia é verificar no site da CVM se há algum saldo. Para tanto, basta acessar – http://cvmweb.cvm.gov.br/SWB/Sistemas/SCW/CPublica/FormBuscaCota157.aspx
Se houver saldo, basta procurar o banco depositário e comprovar o investimento. O documento válido como comprovante de aplicação é o Certificado de Compra de Ações (CCA), com a chancela mecânica da instituição administradora do Fundo ou um extrato, mesmo que antigo, evidenciando o investimento com a quantidade de cotas.
Observe que vários bancos foram vendidos/incorporados no período. Assim, por exemplo: quem tinha aplicação no Unibanco deve procurar o Banco Itaú. Quem tinha aplicação no Bamerindus deve procurar o Banco HSBC e assim por diante (veja abaixo uma tabela completa).
As informações fornecidas pela CVM são baseadas em dados de abril de 1996, fornecidos pelos próprios bancos. Assim, caso tenha havido saque após 1996 é possível que haja a informação de existência de saldo, mas ele pode estar zerado.
Se for o caso de cotistas falecidos, seus dependentes diretos podem recuperar o dinheiro, mas nesse caso é necessário realizar inventário. É aconselhável verificar o valor real do benefício porque o valor do saldo varia de acordo com o montante que foi aplicado na época, tempo de contribuição e qualidade da administração dos fundos.
Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 722 5354.
Izildinha pagani
Fiz acordo trabalhista emn1987 e apliquei todo o valor aplicação banco, ficava por 06 meses sem poder movimentar. Quando fui sacar o dinheiro a conta estava zerada, possivelmente pelo plano Bresser. Só que não me recordo o banco que foi feito visto que achei que não seria mais possível reaver o dinheiro. Gostaria saber como faço para fazer levantamento dessa conta e Qual banco foi feito a aplicação.Obrigada .
Verônica Ambrósio da Silva
Gostaria de saber quem tinha caderneta caderneta de poupança no banco palmirinhas há muitos anos atrás pois eu tinha e nunca consegui resgatar
Maurício Bilhão Vicente
Minha cunhada tem uma poupança esquecida no Bamerindus… como resgatar?
Silvio dos Santos
Meu pai abriu uma poupança pra mim a 40 anos atrás e ficou no esquecimento na época era no banco bamerindos hoje HSBC nunca fui atrás será que ainda consigo recuperar alguma coisa
José Severino da Silva
Tinha um poupança no banco Bamerindus na década de 80,
Como posso resgatar esse dinheiro. Se alguém pode me ajudar fico muito grato.
Denise S. Costa
Boa noite eu tinha uma poupança no Hsbc Bamerindus na década 90, como posso resgatar esse dinheiro, alguém pode me orientar?
Neuza Maria Braz de Sena
Boa Noite. Como saber se havia uma conta conjunta aberta neste banco meu ex marido é eu .Senhor Zauri José de sena. Data de nascimento 13/11/1951.
Adilson da Silva Santana
Tinha uma poupança no Bamerindus da nossa senhora da Lapa com a rua falstolo, na década dos anos 80 o banco fechou e acabei deixando pra la
Italo
Minha mae tem uma conta antiga no balmerindos como resgatar
Aparecida
Eu fiz uma poupança no banco Bamerindus na década de 80.
Ficou esquecido pq o Banco sumiu da cidade e em fim devido a isso perdi td não era muito mas era meu né.
Marli batista cerqueira walter
Eu tinha conta poupança
Marli batista cerqueira walter
Eu tinha conta poupança agora não sei pra onde foi a conta poupança como faço pra recuperar só
Janete Lemke
Como fazer para saber de conta poupança do banco Bamerindus dos anos 80